Um grupo de hackers chamado CyberVor, da Rússia, roubou 1,2 bilhão de senhas e nomes de usuários de mais de 500 milhões de endereços de e-mail, segundo a Hold Security, uma companhia americana especialista em descobrir falhas em sistemas de segurança.
A companhia informou ainda que as informações roubadas vieram de mais de 420 mil sites.
A Hold Security não informou os detalhes das companhias afetadas pelo roubo, mas divulgou um relatório a respeito.
“Eles não atingiram apenas as grandes companhias. Em vez disso, atingiram cada site que as vítimas visitaram”, afirma o relatório.
“Com centenas de milhares de sites afetados, a lista inclui muitos líderes em virtualmente todas as indústrias no mundo todo e também uma variedade de pequenos sites e até sites pessoais.”
O jornal americano The New York Times, o primeiro a dar a notícia sobre as descobertas da Hold Security, informou que, a seu pedido, “um especialista em segurança sem ligações com a Hold Security analisou o banco de dados de credenciais roubadas e confirmou que (o material) era autêntico”.
“Outro especialista em crimes cibernéticos que analisou os dados, mas não teve permissão para discutir a análise em público, afirmou que algumas grandes companhias já sabem que seus registros estão entre as informações roubadas”, afirmou o jornal.
“A Hold Security não divulga os nomes das vítimas, alegando acordos de confidencialidade e a relutância de dar os nomes das companhias cujos sites ainda estão vulneráveis”, afirmou.
Via IG