Comparativo: iPhone 5C VS iPhone 5S

Há alguns meses atrás, a Apple lançou seus dois Smartphones, o iPhone 5S e o iPhone 5C. Nós resolvemos fazer um comparativo entre os dois iPhones para descobrir quais são as diferenças entre os Smartphones e se realmente o nome baixo custo foi atribuído de forma correta ao 5C . O resultado você acompanha agora.

 

TELA

 

Neste quesito houve um empate entre os dois celulares, eles praticamente tem as mesmas características, possuem a famosa tela retina que da uma maior qualidade na resolução do ecrã, possuem tela widescreen multi toque de 4 polegadas, uma resolução de 1136 por 640 pixels. Os dois Smartphones possuem também um revestimento resistente à impressão digital e oleosidade na parte frontal

 

DESIGN DOS DOIS IPHONES

 

Neste quesito avaliamos uma série de coisas, como o acabamento do celular, seu peso e espessura.

Os dois iPhones possuem acabamentos bem diferentes. O iPhone 5C possui um acabamento em plástico, mas mesmo assim, ele não possui uma fragilidade que todos podem estar pensando, pois junto ao plástico vem uma moldura de aço reforçado que permite um toque e conforto agradável  diferente de alguns outros celulares com este tipo de acabamento, além disso o 5C vem em 5 versões de cores, azul, amarelo, vermelho, verde e cinza, podendo ser também personalizado com cases coloridas.

iphone5c-cases

 

Já o iphone 5S opta por um acabamento mais sofisticado combinando o alumínio, metal e vidro, outro ponto interessante do iPhone 5s é o leitor de impressões digitais, a mais nova novidade da apple, com ele é possível desbloquear o aparelho com as digitais, o 5S está disponível em 3 cores, prata, cinza espacial e a que chama mais atenção, o dourado.

iphone5s

 

 

Ainda no design não podemos deixar de fora o peso e a espessura dos dois celulares, ao avaliarmos vimos que o iphone 5S sai ganhando com um peso de 112 gramas e uma espessura de 7,6 mm, já o iPhone 5C fica para trás com um peso de 132 gramas e uma espessura de 8,97 mm

 

CÂMERAS

 

Neste quesito, digamos que o iPhone 5S acaba ganhando por poucos detalhes, os dois iPhones possuem câmera traseira de 8 megapixels, sensor de retroiluminação, foco automático, detecção de rostos, fotos panorâmicas e  fotos com localização  geográfica. O que difere  apenas, é que o iPhone 5S possui um flash com tecnologia true tone que ajuda obter cores mais precisas nas imagens e o modo contínuo que captura 10 fotos por segundo, permitindo que você consiga centenas de imagens . Mas apesar de tudo isto o iPhone 5C ganha na abertura da lente da câmera, possuindo 2.4 de abertura contra 2.2 do 5S, isso faz com que a câmera do 5C possua uma maior sensibilidade à luz.

Já a câmera frontal dos dois celulares que é conhecida como FaceTime possuem as mesma características, tiram fotos de 1,2 megapixels e possuem sensor de retroiluminação.

Como todo celular moderno, além de possuir a câmera possui também a gravação de vídeos e neste caso podemos dizer que o iPhone 5S sai ganhando, mas por pouquíssimos detalhes, ambas as câmeras tem gravação de vídeo em HD de 1080p , possuindo uma taxa de quadros de 30 qps, estabilização de vídeo, tiram fotos em quanto grava um vídeo, possuem o modo detector de rostos, zoom de até 3x. Os únicos detalhes que colocam o 5S na frente são o flash true tone e o modo câmera lenta que pode reproduzir qualquer parte do vídeo em até um quarto da sua velocidade.

 

PROCESSADOR

 

Sem dúvida este é um dos quesitos mais importantes da análise, e aqui novamente o iPhone 5S sai na frente com o processador a7 e com uma arquitetura de 64 bits que até então nunca foi vista em nenhum Smartphone, o novo chip chega ser  2 vezes mais rápido que seu antecessor o a6. Com o chip a7, o Smartphone é capaz de rodar como por exemplo jogos com maiores texturas, tornando a experiência mais realista, e junto com ele vem também o coprocessador m7 que é uma espécie de ajudante do a7 em certas tarefas, tornando o celular mais rápido e poderoso.

Já o iPhone 5C vem com processador igual ao do iPhone 5, o a6, mas mesmo assim é possível rodar programas e jogos, com um alto desempenho e velocidade.

 

MEMÓRIA

 

Em armazenamento o iPhone 5S tem três versões a de 16, 32 e 64 Gb de armazenamento interno, já o iPhone 5C oferece apenas duas versões a de 16 e 32 gb de armazenamento.

BATERIA

 

Neste quesito há um empate entre os dois smartphones, tanto o 5S quanto o 5C aguentam 10 horas de bateria em chamada telefônica, 8 horas de bateria usando internet  em  modo 3G que pode ser estendido a 10 horas caso você use o Wi-Fi, e em reprodução de vídeo os dois celulares chegam a aguentar cerca de 10 horas.

 

PREÇO AQUI NO BRASIL

 

Os dois novos iPhones já estão a venda no Brasil com um preço nem um tanto agradável, o novo iPhone 5S está custando R$ 2.799,00 já o iPhone 5C sai por  um preço de R$ 1.999,00. Vale ressaltar que estes dois valores são os modelos mais simples, ou seja modelos de 16Gb de armazenamento.

 

CONCLUSÃO

 

Após analisar os dois celulares, vimos que os dois iPhones possuem características um tanto idênticas, mas o 5S sai na frente já que o mesmo possui um processador mais veloz, um material mais resistente e mais leve, possuindo uma maior capacidade de memória. Apesar do iphone 5C ser chamado de baixo custo,  o valor dele aqui no Brasil está um pouco acima do esperado já que ele possui características praticamente idênticas de seu antecessor, o iPhone 5 que já não está sendo fabricado mais.

TECNODIA

Um cara aí que tem um canal no YouTube. Ah, também curto design, Star Wars e pão de batata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.