Anunciado a pouco tempo pela Seagate o Wireless Plus é um HD portátil que tem como principal característica a capacidade de fazer streaming de arquivos através de conexão Wi-Fi para dispositivos como smartphones, tablets e notebooks, isso faz com que o HD se torne basicamente uma nuvem particular a qual você não depende de estar conectado com a internet para ter acesso.
O Wireless Plus é uma ótima opção de armazenamento para quem passa o dia todo em movimento e precisa de estar sempre com seus arquivos, com 1 TB de capacidade o que não vai faltar é espaço para armazenar músicas, imagens, filmes e seriados, segundo a Seagate é possível armazenar mais de 500 filmes.
Mas e a capacidade de transmissão para armazenar tantos arquivos no HD? Então, através de conexão Wi-Fi, em nossos testes foi possível atingir uma velocidade de transmissão de até 5 MB/s, mas essa velocidade pode ser maior ou menor, isso vai variar de acordo com o dispositivo utilizado para se conectar ao HD, já através da conexão USB 3.0 foi possível atingir 105 MB/s, uma ótima velocidade.
O funcionamento do aparelho é simples, para ligar basta apertar o botão que fica na lateral do Wireless Plus e em alguns segundos, quando as duas LEDs já estiverem acesas, a rede Wi-Fi do próprio HD já vai estar ativada, para conectar o smartphone ou tablet no Wireless Plus o usuário deve instalar o aplicativo Seagate Mídia que é disponibilizado para Android, iOS e Kindle Fire.
Com o aplicativo Seagate Mídia além de se poder exibir os arquivos, ainda é possível copiar ou mover os arquivos presentes por exemplo em um smartphone para o HD e vice versa, vale lembrar que o aplicativo executa apenas arquivos que já são reconhecidos por padrão pelo sistema operacional utilizado. Caso deseje acessar o Wireless Plus através de um navegador utilizando a conexão Wi-Fi o usuário deve acessar www.seagatewireless.com após o computador, smartphone ou tablet estar conectado à rede do HD, portanto se o objetivo é fazer um backup ou copiar grandes arquivos para o HD é recomendado utilizar conexão USB 3.0.
Por padrão a rede Wi-Fi do Seagate Wireless Plus não possui uma senha, mas o usuário pode estar adicionando uma senha com criptografia WPA ou WPA2, para adicionar uma senha é fácil, basta ir em configurações e depois em rede.
Pontos positivos
Conexão USB 3.0: Com a conexão USB 3.0 armazenar grandes arquivos no HD não será um problema para para a correria do dia a dia.
Conexão Wi-Fi: O Wireless Plus cria uma própria rede de Wi-Fi que tem capacidade de suportar até oito dispositivos conectados simultaneamente.
Compatibilidade: Esse Seagate é compatível com smartphones, tablets, computadores, smart TVs e consoles.
Design: Construído em plástico com acabamento emborrachado e com superfície frontal finalizada em um material cinza metálico escovado esse Seagate é muito bonito.
Portabilidade: Pesando apenas 256g, com 12 cm de altura e 1.9 cm de espessura esse Seagate pode ser carregado em qualquer cantinho da bolça ou da mochila.
Pontos negativos
Bateria: Segundo a Seagate o HD suporta fazer 10 Horas de streaming de conteúdo, mas em nossos testes o Wireless Plus não suportou fazer nem 4 horas de streaming de vídeos, em standby a bateria ainda tem um bom desempenho, suportando o aparelho ligado por pouco mais de 48 horas.
Aplicativo: Ao usar o aplicativo em alguns dispositivos notamos falhas, como ao tentar copiar algum arquivo e o aplicativo simplesmente não copiar, outro contra é a falta do Seagate Media para aparelhos Windows Phone.
Internet ou HD: Ao utilizar o Wireless Plus você acaba não podendo acessar a internet, já que o smartphone vai identificar o HD como um conexão.
Conclusão
Com preço sugerido de R$ 699 o Seagate Wireless Plus é um ótimo aparelho para quem precisa de carregar muitos arquivos sem perder a portabilidade e a conveniência de acessa-los pelo próprio smartphone ou tablet, caso você não use nem 128 GB, que atualmente é a capacidade máxima que podemos ter em um dispositivo portátil, esse HD será apenas mais um brinquedinho dos caros.